terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Livro: As 50 sombras de Grey

Sim, eu também li As 50 sombras de Grey, da E. L. James. Levei a trilogia comigo quando fui de férias em Dezembro (já meio mundo as tinha lido nessa altura) e despachei-as numa assentada só.

A minha opinião:
Cada livro tem mais de 500 páginas, mas lêem-se “corridas”. Não há nada para refletir, não há frase a reter… é ler de seguida. E, posso-vos assegurar que no local onde estive de férias, à volta da piscina eram só senhoras, de várias nacionalidades, com as suas “50 sombras” (a capa era inconfundível). Im-pre-ssionante.

Começo por dizer que não compreendo a opinião de tanto pseudo-intelectual que apenas leu o livro (as 500 páginas!) com o intuito de nos fazer chegar, a nós, pobres mortais, a sua ilustre opinião e que, depois, só sabem desancar o livro. Vamos já concordar que obras primas e génios são coisas raras e que, este livro, é conhecido porque vendeu muito e rendeu ainda mais à sua editora e autora.

A história é banal, a escrita é mediana, mas o livro tem bom ritmo e lê-se bem, sobretudo quando não queremos leituras exigentes ao nível da concentração. Eu (mas sou eu), que por motivos profissionais encontro-me frequentemente “enterrada” em calhamaços técnicos e legislação avulsa, gosto de entreter-me com romances e ficção bem ligeira – fazer o quê? Gostei particularmente por me fazer lembrar os romances de arlequim dos meus tempos de adolescência, aqueles que tinha de ler às escondidas dos meus pais…

Polémicas à parte, não foi o pior livro que li na minha vida, mas está longe de ficar no grupo dos melhores; não acho seja tão hard-core como se fala, mas compreendo o ponto de vista que quem considera as cenas sexuais demasiado explícitas. A este respeito, eu diria que, mais do que serem explícitas (até porque temos autores conceituados que escreveram textos bem mais pornográficos do que aquilo que encontramos nas 50 sombras), são frequentes; a frequência com que, página sim- página sim, os amantes se amam é uma coisa para deixar qualquer casal a refletir sobre as suas rotinas.

E, já agora, quem ainda não leu, mas tem curiosidade, sugiro que não comprem os 3 livros de atacado: se depois do 1º tiverem vontade de continuar a ler mais do mesmo, então sim, avancem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

base (5) beleza (31) blog (2) blush (2) boa vida (4) cabelos (3) casa (3) chanel (1) Cinema (1) Clinique (2) compras (26) considerações várias (29) creme (8) cuidados (30) desabafos (25) desejos (7) dicas (3) dieta (7) DIY (1) Estée Lauder (2) Facebook (2) Favoritos (2) filme (7) ganhar tempo (3) Gravidez (7) gula (3) herdeiro (1) Lancôme (1) livros (3) Natal (1) Neutrogena (1) objetivos (3) óleos (1) organização (8) perfumes (2) pirosices (10) por mim (8) pós-gravidez (1) promoções (9) review (27) saldos (12) sapatos (1) saúde (1) Schwarzkopf (1) sorteio (6) Vichy (2) Vida boa (19)