Por força das circunstâncias estou, há pouco mais de 1 semana, "retida" em casa (para quem não leu os posts anteriores, gravidez de risco com várias ameaças de aborto a isso obrigaram).
Como a vinda para casa foi súbita e 2 empregos não é coisa que se largue de um dia para o outro, tenho andado a "passar a pasta", que é como quem diz, trabalho a partir de casa, dentro daquilo que a gestão via e-mail e telefone permite.
Aos poucos as coisas vão encarreirando e as minhas (excelentes) equipas estão a assumir as novas responsabilidades com um esforço notável. É uma sorte poder trabalhar com os melhores e porque sei que o barco está bem entregue é que vou conseguindo dormir à noite... e a sesta da tarde também ;-)
Mas enquanto a transição está a decorrer, tenho de "trabalhar" umas 2/3horas mínimo por dia e, para o conseguir, há alguns truques que, para quem trabalha a partir de casa não constituem novidade, mas para quem está a pensar aventurar-se importa terem presente.
Antes de mais não tenham ilusões: é muito difícil manter a disciplina e um horário de trabalho. É preciso definir o objetivo, manter o focus e evitar as distrações que, em casa, são mais do que muitas.
1 - Tenho a sorte de ser madrugadora e, por isso, continuo a levantar-me cedo e faço a minha rotina habitual da manhã.
Tomar um bom duche e largar o pijama é, na minha opinião, o melhor a fazer. Além de ajudar o nosso cérebro a processar a informação de que acabou a preguiça, ajuda a fazer-nos sentir mais despertos e de bem connosco próprios. Nesta fase da gravidez não dispenso os meus cuidados de pele - seja rosto ou corpo (tudo para evitar as estrias), mas tenho abdicado da maquilhagem.
Lá por estarmos em casa não temos de desleixarmos por isso, continuo a pintar as unhas, colocar perfume e pentear-me como se fosse à rua. Claro que não me visto como se fosse ter uma reunião com um cliente nem ando de saltos altos, mas tento manter-me apresentável...
De seguida, um bom pequeno almoço, geralmente na companhia do iPad onde espreito as notícias da atualidade. Mas só enquanto dura o pequeno-almoço.
2 - Durante a manhã despacho as obrigações profissionais: 1.º trabalho e depois o prazer. E não, nunca o faço na cama ou no sofá: sento-me no escritório, como me sentaria à minha secretária se tivesse ido ao escritório. Abro a janela (já vos disse que moro numa zona praticamente rural?), coloco uma música e começo a minha jornada.
Respondo aos e-mails, vejo os relatórios, faço as chamadas necessárias... Faço por não deixar nada pendente. Claro que se me ligarem durante a tarde atendo a chamada e, por vezes, volto a "logar-me", mas tem sido cada vez mais raro.
Interrupções só a meio da manhã para beber um chá e comer (grávida está sempre a comer!).
3 - Terminadas as obrigações "dou-me" permissão para ir até à sala refastelar-me no sofá, ligar a TV ou simplesmente ficar a ler... Ah.. e andar pela net onde me perco durante horas, sobretudo em blogs... Ninguém é perfeito e uma rapariga precisa de se distrair.
Como nestes primeiros dias em casa estávamos numa missão de "tudo-por-tudo", não fiz muito mais do isto, mas esta semana já tenho luz verde para me mexer (ainda que condicionada) e ando cheia de ideias para me manter ocupada e produtiva. Sobre isso falaremos mais à frente.
Sem comentários:
Enviar um comentário